DIVERSIDADE DE VOZES
A PROTEÇÃO À DIGNIDADE HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.54275/raesmpce.v15i2.310Palavras-chave:
Hannah Arendt, condição humana, dignidade humanaResumo
O objetivo deste estudo é compreender quais aspectos da condição humana são importantes para garantir a dignidade humana. Tais considerações são norteadas teoricamente pelas obras da filósofa contemporânea Hannah Arendt. Falar-se-á da dignidade humana de um ponto de vista negativo, daí a sua ausência. Analisar-se-á a usurpação dos direitos humanos por parte da população expulsa como condição de pertencimento à comunidade política. Assim, a partir da contemplação da falta de valor, analisar-se-ão elementos característicos para garantir a dignidade dos homens e mulheres que compõem a comunidade humana, a saber: a singularização, ou individualização, que se consegue pela discussão na humanidade.
Referências
ARENDT, H. A condição humana. Tradução Roberto Raposo; Revisão e Apresentação de Adriano Correia. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Tradução José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
ARENDT, H. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Tradução Roberto Raposo. São Paulo: Companhia Das Letras, 1997.
ARENDT, H. A condição humana. 4. ed. Tradução Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
ARENDT, H. Totalitarianism: part three of the origins of totalitarianism. San Diego/ Londres: Harvest/Hbj Book, 1985.
JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. Tradução Leônidas Hegenderb; Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 2006.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. 2. ed. Tradução Valério Rohden; Antônio Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
KANT, Immanuel. A Paz Perpétua e outros Opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1995.
LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensa- mento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
MÜLLER, Maria Cristina. La ciudadanía como participación política. In: RIU- TORT, Bernat. (Org.). Indagaciones sobre la ciudadanía: transformaciones en la era global. Barcelona: Icaria, 2007. p. 323-366.
YOUNG-BRUEHL, Elisabeth. Por amor ao mundo: a vida e a obra de Hannah Arendt. Tradução Antônio Trânsito. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARO, que o artigo a ser publicado é de minha autoria, inédito e produzido dentro das normas específicas (técnicas e éticas) de produção científica. Dessa forma, assumo toda a responsabilidade por seu conteúdo, isentando os organizadores e a própria Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE, de qualquer responsabilidade por plágio ou outras práticas ilícitas.
DECLARO, outrossim, estar ciente de que:
1. A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE está habilitada a utilizar o trabalho de minha autoria em todos e quaisquer meios de divulgação, bem como em quantas reimpressões forem necessárias;
2. Por meio deste documento, autorizo a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE, a incluir meu nome, como Colaborador(a)/Articulista, em quaisquer eventuais atividades de lançamento, publicidade, divulgação, promoção e comercialização da obra em questão;
3. Autorizo a publicação e/ou a distribuição em meio impresso ou eletrônico, e a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE é encarregada de publicá-la, em quaisquer dos meios;
4. Resguardo o direito da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE e a exonero de todas as reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta e de outras garantias.
DECLARO, para todos os fins, serem verdadeiras as informações por mim prestadas neste documento.