Proteção de testemunhas no sistema de justiça penal das Bahamas

Autores

  • David Baxter Bakibinga

DOI:

https://doi.org/10.54275/raesmpce.v12i1.23

Palavras-chave:

Proteção de testemunhas, Confidencialidade, Anonimato, Medidas processuais e não processuais, As Bahamas

Resumo

A proteção das testemunhas está agora firmemente arraigada nos modernos sistemas de justiça criminal, especialmente nas jurisdições que lidam com o crime organizado e violento. É louvável a decisão do governo da Comunidade das Bahamas de promulgar legislação a respeito de medidas processuais, e não processuais, para proteção de testemunhas, dado que o crime violento e organizado é predominante no país. Este artigo destaca os princípios básicos da proteção de testemunhas e a estrutura legal, tanto em nível internacional quanto nacional. Ele também aborda o papel dos principais responsáveis no processo de proteção de testemunhas. Além disso, são exploradas as medidas processuais, e não processuais, adotadas pelos policiais nas Bahamas. E, finalmente, são examinados os desafios encontrados na implementação das medidas de proteção a testemunhas nas Bahamas. O objetivo é ajudar os formuladores de políticas, conselheiros e encarregados de tomar decisões, como parlamentares, a criarem meios e maneiras de erradicar e/ou mitigar os desafios enfrentados na implementação de medidas de proteção a testemunhas nas Bahamas.

Biografia do Autor

David Baxter Bakibinga

Diretor Assistente de relações públicas de Bahamas e Presidente da Associação de Promotores de Bahamas. Foi Promotor em Uganda por 19 anos.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Bakibinga, D. B. (2020). Proteção de testemunhas no sistema de justiça penal das Bahamas. Revista Acadêmica Escola Superior Do Ministério Público Do Ceará, 12(1), 167–194. https://doi.org/10.54275/raesmpce.v12i1.23

Edição

Seção

Artigos Externos Nacionais e Internacionais