Lavagem de capitais

abordagem histórica, conceituações, ciclos e tipologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54275/raesmpce.v12i2.48

Palavras-chave:

Lavagem de capitais, Evolução histórica, Ciclos, Tipologias

Resumo

O presente estudo objetiva desenvolver a temática da Lavagem de Capitais, elucidando-a como um fenômeno de desdobramentos em escala global e fator determinante ao crescimento do crime organizado. Observa-se que, a partir de algumas legislações como a dos Estados Unidos e da Itália, que criminalizaram de forma pioneira a lavagem de dinheiro, eclodiu, a nível internacional, vigoroso esforço dos entes públicos no enfrentamento e prevenção eficaz da legitimação de capitais, bens ou valores oriundos de infração penal. Para embasar uma argumentação sólida, cuidou-se de realizar uma pesquisa bibliográfica detalhada e abrangente, suscitando o diálogo entre os estudiosos do tema.

Biografia do Autor

Jucelino Oliveira Soares

Promotor de Justiça do Estado do Ceará. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Estadual do Ceará e Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará.

Downloads

Publicado

2020-12-05

Como Citar

Soares, J. O. (2020). Lavagem de capitais: abordagem histórica, conceituações, ciclos e tipologias. Revista Acadêmica Escola Superior Do Ministério Público Do Ceará, 12(2), 163–18. https://doi.org/10.54275/raesmpce.v12i2.48

Edição

Seção

Artigos Internos Nacionais