NOVAS PERSPECTIVAS PARA A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NA FUNÇÃO MINISTERIAL
DOI:
https://doi.org/10.54275/raesmpce.v15i2.319Palavras-chave:
Ministério Público, cooperação internacional, Corte Criminal Internacional, jurisdição universal, assistência jurídica internacionalResumo
O objetivo deste artigo é analisar os mecanismos de cooperação internacional utilizados pelos Ministérios Públicos estaduais, bem como identificar os principais desafios no âmbito da assistência jurídica mútua em nível regional, a fim de propor ações e estratégias inovadoras que reforçar as capacidades estruturais e operacionais dos Ministérios Públicos na investigação de crimes de natureza transnacional e internacional.
Referências
Alvarez Cossi, Carlos, “La cooperación jurídica internacional, la vía Autoridad Central y los Ministerios Públicos”, en: Revista Pensamiento Penal, Argentina, 2019.
Ambos, Kai y Stegmiller, Ignaz, “Investigando crímenes internacionales ante la Corte Penal Internacional: ¿existe una estrategia de enjuiciamiento coherente y comprensiva?”, en Revista Penal, nº 32, España, Tirant lo Blanch, 2013.
Asociación Ibero Americana de Ministerios Públicos. Declaración conjunta de Lisboa, 2016.
Código Penal Federal de México.
Comisión Europea para la Democracia por el Derecho (Comisión de Venecia), Informe sobre las normas europeas relativas a la independencia judicial: Parte II-El Ministerio Público, 2010.
Compromiso de Chapultepec: Establecimiento del Esquema Hemisférico de Cooperación contra la Delincuencia Organizada Transnacional, 2012.
Estatuto de Roma de la Corte Penal Internacional.
Fundación Internacional Baltasar Garzón, Principios de Jurisdicción Universal Madrid-Buenos Aires, 2015.
Grupo de Trabajo Cooperación Internacional AIAMP, Guía de Uso Acuerdo de Cooperación Interinstitucional entre los Ministerios Públicos, AIAMP, 2019.
Informe del Relator Especial sobre la independencia de los magistrados y abogados: El Ministerio Fiscal como actor principal en a lucha contra la corrupción y la garantía de los derechos humanos, A/HRC/44/47, 23 de marzo de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARO, que o artigo a ser publicado é de minha autoria, inédito e produzido dentro das normas específicas (técnicas e éticas) de produção científica. Dessa forma, assumo toda a responsabilidade por seu conteúdo, isentando os organizadores e a própria Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE, de qualquer responsabilidade por plágio ou outras práticas ilícitas.
DECLARO, outrossim, estar ciente de que:
1. A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE está habilitada a utilizar o trabalho de minha autoria em todos e quaisquer meios de divulgação, bem como em quantas reimpressões forem necessárias;
2. Por meio deste documento, autorizo a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE, a incluir meu nome, como Colaborador(a)/Articulista, em quaisquer eventuais atividades de lançamento, publicidade, divulgação, promoção e comercialização da obra em questão;
3. Autorizo a publicação e/ou a distribuição em meio impresso ou eletrônico, e a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE é encarregada de publicá-la, em quaisquer dos meios;
4. Resguardo o direito da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE e a exonero de todas as reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta e de outras garantias.
DECLARO, para todos os fins, serem verdadeiras as informações por mim prestadas neste documento.