DEVERIA O MINISTÉRIO PÚBLICO INTERVIR NA QUESTÃO DA “TAXA ROSA” (PINK TAX)? UMA ANÁLISE DA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NAS PRÁTICAS DE CONSUMO

AN ANALYSIS OF GENDER DISCRIMINATION IN CONSUMPTION PRACTICES

Autores

  • Luis Orlando de Sousa Nobre Ministério público do Estado do Ceará
  • Francisco Clébio Rodrigues Lopes Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.54275/raesmpce.v16i2.403

Palavras-chave:

Taxa Rosa”; Pink Tax; Discriminação; Ministério Público; Gênero.

Resumo

A “Taxa Rosa” (Pink Tax) é uma prática de discriminação de preços por gênero, em que produtos destinados a mulheres tendem a custar mais que seus equivalentes masculinos, especialmente itens de higiene, brinquedos e serviços. O artigo analisa esse fenômeno sob as perspectivas jurídica, econômica e de mercado, questionando se o Ministério Público (MP) deveria intervir nesse fenômeno. Utilizando o procedimento metodológico da análise bibliográfica, além de uma análise qualitativa de preços na cidade de Sobral-CE, a pesquisa conclui que a intervenção do MP é viável, sugerindo formas de atuação ministerial para combater essa desigualdade de preços.

Biografia do Autor

Luis Orlando de Sousa Nobre, Ministério público do Estado do Ceará

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Servidor do Ministério Público do Estado do Ceará. Especialista em Direito Público. Bacharel em Direito – UNINTA. Graduando em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Francisco Clébio Rodrigues Lopes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2013). Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Sousa Nobre, L. O., & Rodrigues Lopes, F. C. (2024). DEVERIA O MINISTÉRIO PÚBLICO INTERVIR NA QUESTÃO DA “TAXA ROSA” (PINK TAX)? UMA ANÁLISE DA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NAS PRÁTICAS DE CONSUMO: AN ANALYSIS OF GENDER DISCRIMINATION IN CONSUMPTION PRACTICES. Revista Acadêmica Escola Superior Do Ministério Público Do Ceará, 16(2), 83–104. https://doi.org/10.54275/raesmpce.v16i2.403