Saúde fiscal dos municípios

uma análise da arrecadação tributária dos municípios cearenses

Autores

  • Ana Katrine de Moraes Sousa

DOI:

https://doi.org/10.54275/raesmpce.v12i1.14

Palavras-chave:

Arrecadação, Responsabilidade, Serviços públicos

Resumo

O presente artigo pretende, a partir de uma metodologia de análise associativa de dados, apresentar informações sobre a arrecadação tributária dos municípios cearenses, tendo como ponto de partida as informações apresentadas pelo próprio Município ao órgão auxiliar de controle, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE/CE, à Secretaria da Receita Federal e ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com o escopo de produzir conhecimento que possa ser de interesse dos gestores. Espera-se, a partir dos esforços dos gestores e dos incentivos e orientações hauridos dos diversos Órgãos de Planejamento e de Controle Externo que, ao longo do tempo, haja um incremento na arrecadação e, portanto, aumento nos recursos disponíveis para investimento em políticas públicas. Assim, o presente estudo busca trazer à tona o debate sobre a importância da temática tributária, da eficiência na arrecadação dos tributos como mecanismo de responsabilidade na gestão fiscal para uma prestação adequada dos serviços públicos a toda a população.

Biografia do Autor

Ana Katrine de Moraes Sousa

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Estagiária do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa do Ministério Público do Estado do Ceará.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Sousa, A. K. de M. (2020). Saúde fiscal dos municípios: uma análise da arrecadação tributária dos municípios cearenses. Revista Acadêmica Escola Superior Do Ministério Público Do Ceará, 12(1), 11–25. https://doi.org/10.54275/raesmpce.v12i1.14

Edição

Seção

Artigos Internos Nacionais