A Evolução e o Impacto das Gerações Probatórias na Persecução Penal Sob os Influxos dos Atuais Mecanismos Telefônicos
DOI:
https://doi.org/10.54275/raesmpce.v14i01.202Palabras clave:
Provas. Privacidade. Trilogia. Persecução Penal. TecnologiaResumen
O presente artigo tem por objetivo estudar a evolução das gerações do direito probatório e os seus reflexos na persecução penal realizada pelo agentes estatais. Essas gerações probatórias são representadas por três célebres precedentes que remetem ao uso crescente de tecnologias que invadem a intimidade individual com o fito de produzir elementos informativos e provas no âmbito da investigação e do processo penal, com foco nas ações exploratórias de aparelhos celulares e seus aplicativos.
Diante da evolução das tecnologias, os celulares que originalmente foram projetados para realizar e receber chamadas telefônicas, adquiriram novas funcionalidades que os tornaram instrumentos cada vez mais complexos e indispensáveis ao uso pessoal na sociedade contemporânea.
Reputa-se determinante revisar os precedentes judiciais nacionais firmados pelos tribunais superiores, estabelecendo semelhanças e distinções entre variados casos concretos apreciados, conjugados com os precedentes internacionais, especificamente os firmados pela Suprema Corte Norte-Americana.
Para isso, é impreterível a análise relativa à licitude ou à ilicitude dos meios de obtenção e dos próprios elementos informativos e provas colhidas através do acesso às comunicações de dados, bem como da reverberação dos recentes julgados na persecução penal, à luz das garantias constitucionais, dos postulados legais e doutrinários do direito penal e processual penal.
Citas
BIFFE JÚNIOR, João; LEITÃO JÚNIOR, Joaquim. O acesso pela policia a conversas gravadas no Whatsapp e as gerações probatórias decorrentes das limitações à atuação estatal. Genjurídico. Disponível em <http://genjuridico.com.br/2016/08/12/o-acesso-pela-policia-a-conversas-gravadas-no-whatsapp-e-as-geracoes-probatorias-decorrentes-das-limitacoes-a-atuacao-estatal/>. Acesso em 17/01/2021
BUISSA, Guilherme. O que significa garantismo hiperbólico monocular?. Disponível em <https://gbuissa.jusbrasil.com.br/artigos/111879034/o-que-significa-garantismo-hiperbolico-monocular#:~:text=Express%C3%A3o%20cunhada%20pelo%20jurista%20italiano,o%20chamado%20garantismo%20hiperb%C3%B3lico%20monocular>. Acesso em 17/01/2021
GRINOVER, Ada Pellegrini. Liberdades Públicas e Processo Penal: as interceptações telefônicas. 2ª Edição, Revistas dos Tribunais, 1982.
KENJI, Válter. Processo Penal. 8ª Ed. Salvador, Juspodivm, 2019.
KNIJNIK, Danilo. A trilogia Olmstead-Katz-Kyllo: o art. 5º da Constituição Federal do século XXI. Revista da Escola da Magistratura do TRF da 4ª Região, ano 2, número 4. Porto Alegre/RS, 2016.
KNIJNIK, Danilo. Prova Judiciária: estudos sobre o novo direito probatório. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
KNIJNIK, Danilo. Temas de direito penal, criminologia e processo penal. A trilogia Olmstead-Katz-Kyllo: o art. 5º da Constituição Federal do Século XXI. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014.
LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de Processo Penal. 6ª Ed. Salvador: Juspodvm, 2018.
LIMA, Renato Brasileiro de. Legislação Criminal Especial Comentada. 5ª Ed. Salvador: Juspodvm, 2017.
MARÇAL, Vinícius; MASSON, Cleber. Crime Organizado. São Paulo: Método, 2015.
TÁVORA, Nestor; RODRIGUES ALENCAR Rosmar. Novo Curso de Direito Processual Penal. 15ª Ed. Salvador, Juspodivm, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARO, que o artigo a ser publicado é de minha autoria, inédito e produzido dentro das normas específicas (técnicas e éticas) de produção científica. Dessa forma, assumo toda a responsabilidade por seu conteúdo, isentando os organizadores e a própria Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE, de qualquer responsabilidade por plágio ou outras práticas ilícitas.
DECLARO, outrossim, estar ciente de que:
1. A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE está habilitada a utilizar o trabalho de minha autoria em todos e quaisquer meios de divulgação, bem como em quantas reimpressões forem necessárias;
2. Por meio deste documento, autorizo a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE, a incluir meu nome, como Colaborador(a)/Articulista, em quaisquer eventuais atividades de lançamento, publicidade, divulgação, promoção e comercialização da obra em questão;
3. Autorizo a publicação e/ou a distribuição em meio impresso ou eletrônico, e a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE é encarregada de publicá-la, em quaisquer dos meios;
4. Resguardo o direito da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE e a exonero de todas as reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta e de outras garantias.
DECLARO, para todos os fins, serem verdadeiras as informações por mim prestadas neste documento.