PREÇOS PSICOLÓGICOS E A MANIPULAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR: ESTRATÉGIAS, IMPACTOS E IMPLICAÇÕES ÉTICAS
DOI:
https://doi.org/10.54275/raesmpce.v17i1.419Palabras clave:
reços psicológicos; Ancoragem de preços; Heurísticas; Publicidade enganosa; Marketing; Manipulação; Ética; Consumidor; Regulação.Resumen
Este estudo explora os preços psicológicos, técnica de marketing que manipula a percepção do consumidor, influenciando decisões de compra por meio de heurísticas cognitivas, como ancoragem e aversão à perda. São discutidos aspectos históricos, éticos e regulatórios, além de exemplos práticos no Brasil, destacando a importância de transparência. A pesquisa enfatiza a necessidade de regulamentações mais rígidas e práticas empresariais éticas para evitar a manipulação indevida. A conclusão ressalta o equilíbrio entre estratégias eficazes e a proteção do consumidor.
Citas
Anderson, E. T., & Simester, D. I. Effects of $9 Price Endings on Retail Sales: Evidence from Field Experiments. Quantitative Marketing and Economics, v. 1, n. 1, p. 93-110, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1023/A:1023581927405
CONAR-DECISÕES-CASOS/2023/MARÇO/VERACIDADE http://www.CONAR.org.br/. Acesso em: 04 set. 2024.
COWLEY, E.; BARRON, C. When Product Placement Goes Wrong: The Effects of Program Liking and Placement Prominence. Journal of Advertising, v. 37, n. 1, p. 89-98, 2008. https://doi.org/10.2753/JOA0091-3367370107.
GABAIX, X.; LAIBSON, D. Shrouded Attributes, Consumer Myopia, and Information Suppression in Competitive Markets. The Quarterly Journal of Economics, v. 121, n. 2, p. 505-540. 2006. https://doi.org/10.1162/qjec.2006.121.2.505.
GOSSEN, H. H. The Laws of Human Relations and the Rules of Human Action Derived Therefrom. Macmillan. 1854.
KAHNEMAN, D. Thinking, Fast and Slow. Farrar, Straus and Giroux. 2011.
MAZAR, N.; AMIR, O.; ARIELY, D. The Dishonesty of Honest People: A Theory of Self-Concept Maintenance. Journal of Marketing Research, 45, n. 6, p. 633-644. https://doi.org/10.1509/jmkr.45.6.633. 2008.
SHLEIFER, A. The Failure of Judges and the Rise of Regulators. MIT Press. 2012.
SMITH, T. C. Price Endings and Consumer Behavior. Journal of Marketing, v. 21, n.1, p. 54-58, 1956. https://doi.org/10.2307/1247983.
ALMEIDA, José Carlos. Direito do consumidor e regulamentação do mercado digital. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2021. Disponível em: https://www.rteditora.com.br. Acesso em: 04 set. 2024.
CARDOSO, Maria Fernanda. A atuação do Ministério Público na defesa do consumidor: estudos e práticas. Belo Horizonte: Fórum, 2019. Disponível em: https://www.editoraforum.com.br. Acesso em: 04 set. 2024.
COSTA, Marcos Antônio. Ética empresarial e responsabilidade social: uma análise crítica das práticas de marketing. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. Disponível em: https://www.fgv.br/editora. Acesso em: 04 set. 2024.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing Management. 15th ed. Pearson, 2016. Disponível em: https://www.pearson.com. Acesso em: 04 set. 2024.
LIMA, Ana Paula. Transparência no marketing: ética e limites da publicidade. Curitiba: Juruá Editora, 2020. Disponível em: https://www.jurua.com.br. Acesso em: 04 set. 2024.
MCDANIEL, Carl. Marketing ethics: cases and practices. 3rd ed. South-Western Cengage Learning, 2017. Disponível em: https://www.cengage.com. Acesso em: 04 set. 2024.
OLIVEIRA, João Pedro. Órgãos de defesa do consumidor no Brasil: desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2021. Disponível em: https://www.editorasaraiva.com.br. Acesso em: 04 set. 2024.
SHLEIFER, Andrei. The Failure of Judges and the Rise of Regulators. MIT Press, 2012. Disponível em: https://mitpress.mit.edu. Acesso em: 04 set. 2024.
SILVA, Carlos Eduardo. Direitos do consumidor na era digital: um estudo sobre as práticas de preços psicológicos. Porto Alegre: Bookman, 2020. Disponível em: https://www.grupoa.com.br. Acesso em: 04 set. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARO, que o artigo a ser publicado é de minha autoria, inédito e produzido dentro das normas específicas (técnicas e éticas) de produção científica. Dessa forma, assumo toda a responsabilidade por seu conteúdo, isentando os organizadores e a própria Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE, de qualquer responsabilidade por plágio ou outras práticas ilícitas.
DECLARO, outrossim, estar ciente de que:
1. A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE está habilitada a utilizar o trabalho de minha autoria em todos e quaisquer meios de divulgação, bem como em quantas reimpressões forem necessárias;
2. Por meio deste documento, autorizo a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE, a incluir meu nome, como Colaborador(a)/Articulista, em quaisquer eventuais atividades de lançamento, publicidade, divulgação, promoção e comercialização da obra em questão;
3. Autorizo a publicação e/ou a distribuição em meio impresso ou eletrônico, e a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE é encarregada de publicá-la, em quaisquer dos meios;
4. Resguardo o direito da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP/CE e a exonero de todas as reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta e de outras garantias.
DECLARO, para todos os fins, serem verdadeiras as informações por mim prestadas neste documento.