Brasil e suas raízes

evidências de controle social no interior de sua formação

Autores/as

  • Mariana da Silva Gomes Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.54275/raesmpce.v11i1.69

Palabras clave:

Controle social, Raízes do Brasil, Formação social e econômica

Resumen

A Constituição de 1988 prevê que “todo poder emana do povo” com participação e controle social sobre a gestão pública. Escândalos de corrupção, cada vez mais frequentes, levantam uma questão: Quais características compõem nossa formação social, e também econômica, para justificar tantas vezes nossa passividade diante de escândalos crescentes na nossa política, economia e sociedade? É por meio da compreensão da expressão “controle social” em seus vários aspectos e de uma breve análise de um dos clássicos da formação deste país, Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, que se buscou resposta. Conclui-se que o conceito hoje dominante de controle social, como controle da sociedade sobre o Estado, é recente. Torna-se delicado desenvolver o controle social da coisa pública, considerando as origens sociais e econômicas brasileiras enraizadas pelo personalismo, pelo favorecimento de interesses pessoais, pela falta de valorização do trabalho, pela baixa capacidade de organização e pela miscigenação.

Biografía del autor/a

Mariana da Silva Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Mestranda do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) também pela UFC e Contadora no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Publicado

2019-06-21

Cómo citar

Gomes, M. da S. (2019). Brasil e suas raízes: evidências de controle social no interior de sua formação. Revista Acadêmica Escola Superior Do Ministério Público Do Ceará, 11(1), 129–144. https://doi.org/10.54275/raesmpce.v11i1.69

Número

Sección

Artigos Nacionais