Qual a identidade das crianças nascidas de exploração sexual e abuso de forças de paz (capacetes azuis)?

caso das crianças monusco

Autores/as

  • Michel Mugaruka Kaboyi
  • Denise Boudoux de Mendonça
  • Loraine Jacob Molina

DOI:

https://doi.org/10.54275/raesmpce.v10i2.130

Palabras clave:

Direitos Humanos, Monusco, Organização das Nações Unidas

Resumen

Não apenas os atos de violência sexual são intoleráveis, mas eles se parecem mais relevantes quando são praticados por membros de uma organização encarregada de desenvolver e encorajar o respeito aos direitos humanos. A República Democrática do Congo é depen­dente da presença ininterrupta dos capacetes azuis possui diversas crianças conhecidas por MONUC ou MONUSCO, frutos das relações desiguais entre tropas de manutenção da paz, predadores sexuais, e meninas pobres, membros de comunidades locais que eles foram chamados para proteger. Os filhos desses relacionamentos transitó­rios, desde 1948, sob o palco das operações de paz, não conhecem essa vacilação permanente da contribuição parental para a formação do seu ser como homem e do advento de sua independência moral como sujeito portador de uma identidade.

Biografía del autor/a

Michel Mugaruka Kaboyi

Formado em Direito Internacional Público pela Universidade Protestante do Congo e concluiu o Mestrado em Direito Internacional Público pela Universidade Católica de Lou­vain. Ele também foi treinado nas Universidades de Montreal e Moncton. Um veterano advogado e praticante, ele é consultor jurídico, magistrado de carreira, diretor do Centro de Pesquisa de Operações de Manutenção da Paz, COP na sigla, e um membro da Associação Internacional de Procuradores e Promotores Francófonos (AIPPF).

Denise Boudoux de Mendonça

Procuradora do Ministério Público do Ceará.

Loraine Jacob Molina

Promotora do Ministério Público do Ceará.

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Kaboyi, M. M., Mendonça, D. B. de, & Molina, L. J. (2018). Qual a identidade das crianças nascidas de exploração sexual e abuso de forças de paz (capacetes azuis)? caso das crianças monusco. Revista Acadêmica Escola Superior Do Ministério Público Do Ceará, 10(2), 215–224. https://doi.org/10.54275/raesmpce.v10i2.130

Número

Sección

Artigos Internacionais