Contratos públicos mediante o processo de adesão

Autores/as

  • Tatiane Costa Silva Gomes

DOI:

https://doi.org/10.54275/raesmpce.v12i1.18

Palabras clave:

Administração Pública, Licitação, Ata de Registro de Preços, Adesões

Resumen

As contratações públicas devem ser realizadas mediante as normas legais e princípios do Direito Administrativo. A Constituição Federal de 1988 estabelece que o contrato público necessita de prévia licitação. Desses procedimentos licitatórios nos deparamos com a figura do processo “carona”, regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.982/2013. Tal procedimento permite a contratação de determinado bem ou serviço, utilizando licitação realizada por outro órgão, mediante autorização deste, e desde que esta tenha sido pelo Sistema de Registro de Preços. Importa saber quais as situações em que tal ação é benéfica à Administração, quais os cuidados a serem tomados nas adesões, e os riscos aos quais os gestores se expõem ao proceder com contrato resultante da “carona”. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, uma vez que busca-se chegar a conclusão sobre os riscos quando da utilização indevida ou da falta de análise do processo licitatório quando nas contratações por meio de processos caronas. O presente estudo terá caráter qualitativo.

Biografía del autor/a

Tatiane Costa Silva Gomes

Tecnóloga em gestão de empresas. Bacharel em direito. Funcionária pública municipal, atualmente exercendo funções na Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

Gomes, T. C. S. (2020). Contratos públicos mediante o processo de adesão. Revista Acadêmica Escola Superior Do Ministério Público Do Ceará, 12(1), 73–98. https://doi.org/10.54275/raesmpce.v12i1.18

Número

Sección

Artigos Internos Nacionais